Produtos com personalidade e poder de sedução

O designer inglês Vinod Gangotra fala sobre a importância de levar em conta a emoção no desenvolvimento de um projeto

Inovação e emoção são características marcantes nas peças criadas pelo designer Vinod Gangotra. Nascido na Inglaterra, de descendência indiana, o renomado profissional morou e trabalhou na Itália nos últimos 12 anos, ganhando reconhecimento mundial pela sensibilidade de seus trabalhos. Expert no desenvolvimento de utilitários para casa e acessórios voltados a estilo de vida e decoração em geral, ele considera essencial levar em conta, antes de tudo, os aspectos culturais. Os objetos devem estar em sintonia com os costumes, modos de vida, gostos e sentimentos dos diversos povos. É aí que está o encanto de um produto, o diferencial que cativa o consumidor.

“Não é somente fazer o design”, observa. “O produto precisa ter funcionalidade e despertar algum tipo de emoção. Quando uma pessoa vai às compras, inconscientemente tem reações diversas diante dos artigos que vê. Por isso é importante criar objetos que levem bem-estar ao usuário, que estimulem a vontade de utilizá-los. Eu sempre penso tanto na função quanto na emoção que o produto vai causar.”

Vinod Gangotra explica que o primeiro passo, quando vai desenhar uma peça, é entender quem é o usuário, quem é o produtor e, o que é fundamental, saber onde será vendido e qual a cultura do lugar. Há diferenças grandes de como as pessoas se vestem, comem e pensam, dependendo de fatores como clima ou até do próprio modo de ser de cada povo. “Na Itália, as pessoas experimentam mais, aceitam bem o uso de cores, por exemplo. Na Alemanha, onde o clima é frio e as pessoas são mais tradicionais, minimalistas, o aço inox tem ótima aceitação, enquanto o plástico é menos valorizado. É um país orientado pela engenharia, que dá muita atenção aos detalhes. Na França, onde a cultura é mais chique e glamourosa, o gosto é mais sofisticado”.

Estudar e interpretar os diferentes mercados de consumo são premissas básicas para o sucesso do projeto, a seu ver. “Procuro captar a mente do consumidor, para enxergar através das suas perspectivas. Ao mesmo tempo, tenho de ver o lado do produtor e o que ele é capaz de fabricar. Crio o produto aliando esses dois fatores”. Embora existam elementos comuns a diversos países, cada um tem suas peculiaridades: “Índia e China, por exemplo, são países que privilegiam o aspecto artesanal, preferem designs mais elaborados, ornamentais. Já em países como Finlândia, Noruega, Suécia e Alemanha, predominam as formas simples, clean, porque parecem limpas, higiênicas, profissionais. Os designs são mais lineares. Na América do Sul, o design é mais caloroso, colorido e decorativo, com formas suaves e leves.”

Com uma visão internacional de mercado, Vinod prevê que haverá uma demanda maior por produtos que durem mais e tenham mais valor, em detrimento de produtos baratos e descartáveis, até em função do problema ambiental. “Atualmente, as pessoas têm renda instável e menos dinheiro para gastar, por isso, vão pensar duas vezes ao comprar. O consumidor hoje é muito consciente e dá prioridade ao produto bom e durável, mesmo que seja mais caro”.

Segundo ele, o mercado de luxo está em alta: “Muitas empresas estão tentando entrar nesse segmento, por ser o mais rentável”. No tocante às exigências, ressalta que a tendência é de individualismo. “Cada vez mais, os consumidores desejam produtos únicos, que causem emoção e gerem reações. Querem se sentir bem por ter adquirido aquele objeto. Muitas vezes, as pessoas compram determinada peça porque querem mostrar um status no seu meio social”. Com relação a cores e estilos, o designer ressalta que são elementos em constante mutação. Se hoje é o branco que predomina, amanhã será o preto, e assim por diante. Um movimento positivo e necessário para manter o mercado fluindo.
 
Legendas:

1. Vinod Gangotra: design com emoção

2. Porta-vinhos Clove, em formato de trevo de quatro folhas, projetado por Vinod Gangotra para a Export House Índia

3. Centro de mesa Frubo, design de Vinod Gangotra para a Export House Índia, tem suas formas inspiradas num decanter e combina duas funções: fruteira e vaso de flores