mercado de consumo

Logistas, fiquem atentos!

Cada vez mais atualizado, o consumidor busca inovações e originalidade para as decorações temáticas

O que será que ela preparou para este ano? A expectativa em torno das ornamentações temáticas elaboradas por Wania S. Salomone não se limita aos amigos e convidados das recepções que ela promove tradicionalmente nas ocasiões festivas do ano – sete eventos só no Natal, sem contar as reuniões de Páscoa, Dia das Mães, Dia de Santo Antônio, Ação de Graças...

O capricho e o bom gosto na composição dos ambientes fizeram fama e sua residência passou a atrair visitantes munidos de máquina fotográfica e bloco de anotações. Ninguém quer perder a oportunidade de registrar as boas idéias e dicas da decoradora, que se tornou reconhecidamente uma referência e formadora de opinião nessa área. “Acho que acabo estimulando e contagiando as pessoas”, admite a anfitriã. “Elas saem daqui bastante inspiradas e com os endereços certos de onde encontrar novidades e artigos interessantes. As donas das lojas agradecem, já se tornaram até minhas amigas.”

Tudo é pensado de acordo com o significado da comemoração, sempre com o intuito de conscientizar e envolver as pessoas no clima da data festiva. Cada tema oferece mil possibilidades e se faz sentir desde a entrada da casa até a parte de serviço. As ornamentações deste último Natal ilustram bem como é possível planejar esse percurso. Para começar, no hall do elevador, entre os enfeites natalinos, um Papai Noel caracterizado de mago convida a entrar num mundo de encanto e fantasia. Caixinhas de música em vários formatos e modelos, expostas no console da entrada e rodeadas pelas lembrancinhas carinhosamente elaboradas e ofertadas pela dona da casa, dão o tom do acolhimento.

Entre muito brilho e colorido, o dourado prevalecia em todos os ambientes, ao lado das tradicionais combinações de vermelho, verde e branco. Distribuídos com esmero pelas mesas, aparadores e cristaleiras, uma grande diversidade de enfeites iluminados, arranjos de flores e folhagens características da época, além das estampas natalinas em todos os utilitários e assessórios domésticos, de louças, baixelas e talheres a toalhas, guardanapos e até nos apetrechos do lavabo. Presença obrigatória, a enorme árvore de Natal era a grande vedete. E vale ressaltar ainda um atrativo fascinante: uma profusão de Papais Noéis dotados de som e movimento, habitando e escalando as estantes antes ocupadas pelos livros. A lareira, pouco usada num país tropical como o Brasil, assume uma função importante: é o palco temático da festa. É o lugar do presépio, é a casa do Papai Noel, é a toca do coelho, é onde os espantalhos se reúnem para as festas juninas.

Como em todos os anos e em todas as celebrações, há sempre uma novidade que dá um toque singular à montagem. Neste fim de ano foram as fadinhas. Nos mais diversos estilos e cores, criando uma atmosfera mágica e poética. Os arranjos de rosas douradas também fizeram sucesso. “Hoje, há flores artificiais lindas, supernaturais”, enfatiza Wania. Seu conselho: “É importante sempre inovar, criar variações do tema, acrescentar um toque diferente para não cair na mesmice. Não que o Papai Noel seja ultrapassado, ele é uma figura gostosa e isso nunca vai mudar, mas junto com ele apareceram os gnomos, os duendes, as fadas... Na Páscoa, as pegadinhas que levam aos esconderijos dos chocolates foram uma das grandes sacadas e se tornaram um sonho para os pequeninos”.

Movida pelo desejo de reunir amigos e família, a decoradora conta como é prazeroso e gratificante enfeitar a casa e ver o quanto isso alegra e aproxima as pessoas. “Ao preparar o clima da festa, você muda o astral da casa e desperta nas pessoas a disposição de viver um novo momento. Além, é claro, de propiciar o convívio e a união”. Onde buscar tantas idéias e ornamentos de bom gosto? “Na nossa 25 de Março (uma das ruas comerciais mais disputadas de São Paulo), por exemplo, e em muitas outras lojas específicas do ramo, espalhadas pela cidade, você encontra uma infinidade de artigos e complementos para montar os enfeites. Se quiser produtos selecionados e mais requintados, com certeza encontrará em lojas como a Cecília Dale e a K&D (também em São Paulo), onde os enfeites são expostos de forma encantadora e sugestiva, o que é muito interessante para orientar o consumidor”.

As revistas especializadas e as vitrines das lojas, a seu ver, são excelentes fontes de inspiração e idéias. “O comércio vem dando maior atenção às tematizações, o que é ótimo. As lojas inclusive anteciparam os preparativos de Natal neste último ano – começaram em setembro e, em novembro, muitas já estavam com o estoque todo vendido. Até os prédios decoraram suas fachadas mais cedo. Acho mesmo que todo lojista deve vestir esse espírito festivo. As decorações temáticas estimulam os compradores e são fundamentais para impulsionar os negócios”.