O poético e o lúdico no cotidiano
É cada vez mais forte, entre os europeus, a tendência de equipar a casa com objetos graciosos, coloridos, que tragam bom humor e alegria ao ambiente


 

 

A tradicional formalidade, antes tão presente na decoração das residências européias, vem cedendo lugar à descontração e ao bom humor. A ordem agora é colorir e alegrar o ambiente doméstico. Até como uma contraposição ao stress que as pessoas enfrentam no dia-a-dia, há um desejo crescente de fazer do lar um pequeno oásis, onde é possível se refugiar, esquecer as tensões e encarar a vida com mais leveza. O gosto crescente por utilitários e acessórios divertidos, com cores vibrantes, evidencia a busca do prazer nas pequenas coisas, até mesmo para realizar tarefas corriqueiras como arrumar a casa ou preparar uma refeição.

Na Europa, como já ocorre também em outros lugares do mundo, a imaginação corre solta quando se trata de inventar objetos com formas e desenhos inovadores, e a França, que sempre primou pelo bom gosto, vem se sobressaindo mais uma vez nesse campo. O principal atrativo na Maison & Objet Paris de 2007, que contou com 3 mil expositores, era a profusão de produtos com os mais variados temas, de bichos, flores e frutas a bonecos e caracterizações típicas de várias culturas, unindo beleza e praticidade.

Os artigos da Pylones Paris, que fascinaram os visitantes na prestigiada feira, destacam-se como uma das sensações do momento no mercado de consumo, sucesso absoluto de vendas. E isso não só na França, onde são fabricados e enfeitam as vitrines e prateleiras de pelo menos sete boutiques exclusivas da marca e de outras lojas importantes de presentes, mas também em outros países que contam com estabelecimentos dedicados aos produtos Pylones, como a Turquia (quatro lojas), Hong Kong, Japão (sete lojas), Estados Unidos (quatro lojas), Inglaterra e até Hong Kong. Expostos em pontos estratégicos, como no badaladíssimo Covent Garden de Londres, os produtos magnetizam o público de imediato, mostrando que levar alegria e descontração ao cotidiano é um desejo coletivo.

Como não se encantar com as lindas bonecas coloridas vestindo saias de alumínio que, na verdade, são raladores em forma de cone, com o príncipe e sua princesa pilotando o jogo de vassoura e pá para móveis, o cãozinho basset que tem como focinho uma pá de bolo ou o pequeno pássaro – petit compagnon de bureau – que magnetiza os clips e canta, dando mais ânimo à mesa de trabalho? As torradeiras estampadas com flores e bichos tornam o café da manhã mais apetitoso. Saleiros e pimenteiros, na forma de simpáticos chinesinhos, sugerem um toque oriental e delicado à mesa. O elefante vem das selvas e empresta sua comprida tromba para inspirar a criação de práticos funis, em cores dégradé. Loiras ou morenas, as escovas para lavar pratos têm o formato de uma menina com os cabelos em pé, que exercem a função das cerdas. E que tal cuidar do jardim ou da horta com ferramentas que se confundem com os insetos que habitam esses canteiros? Isso só para citar alguns exemplos do arsenal de curiosidades que constituem o ‘país das maravilhas’ Pylones.

Criada em 1987, a boutique, naquela época, produzia acessórios pessoais, como brincos, colares e pulseiras. Todos identificados com elementos de individualidade, criativos e coloridos, inspirados na idéia de “poetizar o cotidiano”, de fazer do trivial algo divertido e prazeroso para os olhos. A expansão dos negócios e a criação de uma linha de artigos para casa ocorreram anos depois, dentro desse mesmo conceito de privilegiar o design bem-humorado e funcional, acompanhando uma tendência que já se evidenciava em vários segmentos industriais e vinha ganhando a preferência do consumidor.

De acordo com a responsável pelo setor de vendas da empresa, Amandine Poilbout, a demanda pelos artigos lúdicos da Pylones é crescente. Esse gosto, segundo ela, reflete uma mudança no estilo de vida dos europeus: passar menos tempo no trabalho e mais em casa, onde procuram compor um ambiente que propicie alegria, felicidade. “A prioridade agora é favorecer o lazer e o local onde se vive. Percebe-se um interesse maior com a decoração da casa, as pessoas gastam mais tempo com isso atualmente. É cada vez mais importante viver num ambiente colorido, agradável, com objetos que tenham design bonito e original”.

Outro fabricante que monopolizou as atenções na Maison & Objet Paris e vem cativando os consumidores pela beleza e alegria dos produtos é a renomada marca francesa Le Creuset, que tem presença marcante inclusive no mercado brasileiro. Suas famosas caçarolas de ferro fundido e esmaltado em cores vibrantes, como o laranja e o vermelho, passaram a ser requisitadas no mundo inteiro, objetos de desejo de chefs de cozinha e amantes da gastronomia de todos os cantos do planeta. Essa linha esmaltada, aliás, é bem ampla, abrangendo desde grelhas, frigideiras e panelas até conjuntos para fondue e travessas para diversos usos.

O sucesso das panelas coloridas levou a empresa a lançar novos produtos com designs charmosos e atrativos. Uma das novidades é a linha Mini Cerâmicas, composta de pequenas caçarolas em formatos de frutas, como morango, pêra, framboesa, amora e blueberry. Perfeitas para servir porções individuais, especialmente de receitas doces, elas são úteis e bonitas. “As peças da Le Creuset são vistas como objetos de decoração”, afirma Jéssica Araújo, responsável pelo marketing da companhia no Brasil. “Quando alguém menciona essa marca, já remete a algo sofisticado, ou seja, acessórios de casa úteis com muita qualidade e visual diferenciado, em cores vivas, estimulantes”.

A seu ver, a Le Creuset atende ao que o mercado internacional de consumo mais quer nos dias de hoje: função, qualidade e beleza. O crescimento da oferta e a grande aceitação de produtos que se distinguem pelo design arrojado e chamam para a alegria de viver, confirmam: as pessoas, no mundo todo, estão abandonando o convencional e abrindo espaço para tudo aquilo que inspire bem-estar, que seja agradável aos olhos e torne o dia-a-dia mais prazeroso.