Parabéns Mickey, desta vez a festa é sua!

Um brinde para comemorar o cinqüentenário de atuação de uma das maiores lojas-conceito do mercado nacional e internacional

Solidez e credibilidade não se adquirem do dia para a noite. O prestígio alcançado pela Presentes Mickey, que comemora 50 anos de atuação no mercado de artigos para casa, é fruto de muito esforço, dedicação e de um trabalho desenvolvido com extrema seriedade e competência ao longo dessas cinco décadas. Não foi à toa que a loja conquistou posição de liderança no mercado e ganhou a preferência das noivas na hora de fazer a lista de casamento – além da confiabilidade na organização e no serviço de entrega, elas sabem que pacote Mickey é sinal de presente bonito e de qualidade.

Vale aqui uma informação interessante: quem trouxe a feliz idéia da ‘lista de casamento’ e a implantou com êxito no Brasil foi exatamente o senhor Samuel Cimerman, ou melhor, Mickey Cimerman, como todos o conhecem. O apelido, recebido da irmã na infância, acabou virando seu nome oficial e a marca do empreendimento. Numa de suas viagens à França, ele viu as tais listas nas Galeries Lafayette em Paris e, com seu aguçado tino comercial, logo percebeu o alcance de uma iniciativa desse gênero, pioneira no País. O sistema, lançado em 1960 e adotado por muitos seguidores posteriormente, tornou-se um dos pontos fortes da loja. “Temos uma média de 300 listas de casamento por mês e, o que é importante, de um nível muito bom”, observa o empresário. “Elas correspondem a 80% do nosso faturamento”.

Por trás dessa estratégia decisiva para o crescimento da Presentes Mickey, que conta hoje com cinco estabelecimentos de alta categoria na capital paulista – nos Jardins, em Higienópolis, nos shoppings Market Place e Iguatemi e no novo Shopping Cidade Jardim – e atendimento on-line através de um site com mais de 10 mil fotos, gerando 25% das vendas, há uma série de fatores responsáveis pela evolução da empresa. O primeiro deles, sem dúvida, é a história de vida e a determinação de seu fundador. Ao lado da simplicidade e do jeito afável com que trata todos indistintamente – clientes, funcionários e fornecedores –, as tomadas de decisão rápidas e o olhar atento aos mínimos detalhes revelam a autoridade e a firmeza de quem nasceu para a liderança e sabe como conduzir os negócios.


Uma história de garra e visão

Dá para imaginar um proprietário que, durante 50 anos consecutivos, faça questão de abrir e fechar a loja todos os dias, sendo o primeiro a chegar e o último a sair? Só isso já mostra o empenho que sempre caracterizou essa trajetória de sucesso, iniciada em 1958. Quando perdeu o pai, aos 19 anos, Mickey resolveu montar uma loja de presentes no espaço de 25m2, no bairro do Bom Retiro, onde antes funcionava a pequena joalheria da família. “Percebi que ainda não havia comércio de presentes por ali”, conta. “O começo foi bem difícil. Eu era sozinho, fechava a loja às seis e meia da tarde e ia entregar os pacotes de ônibus. Para se ter uma idéia, quando comecei eu não tinha um par de sapatos, andava com aquelas alpargatas bastante comuns na época”.

Foi assim, com poucas condições, mas muita garra e vontade de vencer, que ele conseguiu ir progredindo aos poucos. Passou para uma loja maior e, em 1965, foi para os Jardins; primeiro para a rua Estados Unidos, depois para a Oscar Freire. Preocupado, diga-se de passagem, com a incerteza de uma nova clientela, pois não havia nenhum comércio naquele quarteirão. Até que as coisas deslancharam definitivamente. “Ampliei, comprei a área vizinha e dobrei o espaço. Hoje estamos aqui com quase 4.000 m2 de área construída e com estacionamento próprio”, orgulha-se, sem deixar de mencionar o valioso aprendizado dos tempos anteriores: “O Bom Retiro foi uma escola fundamental para mim. Era um bairro de imigrantes, de gente que precisava lutar muito para sobreviver. Acho que tudo o que se pode aprender de comércio se aprende lá”.

Devagar e sempre. Nada de grandes jogadas. É dessa forma que ele define a expansão dos negócios. O sucesso, a seu ver, se deve acima de tudo à credibilidade conquistada. “Nunca fomos uma empresa de altos e baixos; nosso crescimento sempre foi firme e constante. Inclusive neste ano de 2008, cujas previsões não eram das mais otimistas, o movimento tem sido surpreendente. Há um princípio que sigo desde o início: trabalhar com bons produtos e preços justos. E procurei passar essa conduta para meus três filhos que, há algum tempo, começaram a participar dos negócios – abriram novos estabelecimentos e estão evoluindo cada vez mais. Tenho muito orgulho deles. A grande expectativa agora é em torno da loja de 1.000 m2 inaugurada no Shopping Cidade Jardim que, acredito, será um dos shoppings mais elegantes do Brasil”.


A chave do sucesso

Com uma invejável carteira de mais de 100 mil clientes, que se estende não só à cidade de São Paulo, mas a todos os estados brasileiros e vários outros países dos cinco continentes, a Mickey ganhou projeção internacional. E conseguiu algo que, para o comércio, é inestimável: fidelidade. Essa confiança, segundo o proprietário, não se obtém em dois ou três anos. É um trabalho de muitos anos, vinculado a um conjunto de atitudes.

Bom atendimento, para ele, é questão prioritária, o que inclui requisitos como atualização, diversificação e qualidade dos produtos, atenção e orientação ao comprador, agilidade e precisão na entrega, retaguarda para ajudar a resolver qualquer eventual problema. Tudo deve correr bem, desde o momento em que o cliente entra na loja até que o presente chegue corretamente ao seu destino. Há também alguns diferenciais, como o espaço do cafezinho e prêmios para as noivas que atraem um volume maior de vendas – as que atingem determinado valor chegam a ganhar a noite de núpcias num hotel cinco estrelas.

“Eu sempre investi muito na relação humana”, enfatiza. “Não só com os clientes como com os colaboradores. Posso dizer que, aqui, somos uma família. Somos conhecidos no mercado pela baixa rotatividade. Metade das funcionárias da Oscar Freire tem uns 30 anos de casa. São excelentes profissionais e têm clientes fixos que, se for preciso, ficam esperando quase uma hora para ser atendidos por elas. Uma das vendedoras, por exemplo, aposentou-se agora com 80 anos. Certa vez, ocorreu um fato curioso – saiu uma reportagem comentando que esta era uma das poucas lojas que davam oportunidade de trabalho a mulheres da terceira idade. No dia seguinte, havia uma fila na porta com pessoas de mais de 60 anos em busca de emprego! Respeito e valorizo muito a experiência dos mais velhos”.


Critério na escolha dos produtos

Reunindo as mais importantes marcas dos diversos segmentos em que atua, a Presentes Mickey conta com aproximadamente 15 mil itens, que vão de cristais, porcelanas e pratarias a eletrodomésticos, acrílicos, artigos de estanho e de aço inoxidável. Uma infinidade de opções, grande parte importadas, mas também muita coisa nacional de ótima qualidade. Dispõe de uma coleção de porcelanas que poucos têm, com quase 300 modelos das melhores procedências internacionais.

A qualidade dos produtos, conforme ressalta o empresário, se consolidou como um dos diferenciais da casa, que foi uma das primeiras a trazer marcas como Baccarat, Lalique e Christofle – da qual é a maior revendedora no Brasil. Entre vários outros fornecedores renomados, ele cita a Cristallerie Strauss, Kosta Boda, Wolff, Saint James, Fracalanza, John Somers, Porcelana Schmidt, Vista Alegre, Porto Brasil Cerâmica, Tramontina, Le Creuset, Saint Louis, Riedel (linha sommelier mais famosa do mundo) e muitos mais. Num passeio pela loja, destaca peças exclusivas lindíssimas, como os cristais decorativos da linha francesa Daum.

Haja energia para atender tantas solicitações e manter tudo funcionando na mais perfeita ordem. Mas, com certeza, disposição é o que não falta ao senhor Mickey, que se encontra sempre na linha de frente das atividades e quase nunca dentro da própria sala. É ele que, pessoalmente e com muito rigor, seleciona e decide todas as compras junto aos fornecedores. “Disso não abro mão. Se o produto tiver qualidade duvidosa, não compro, pois preciso zelar pelo nome da empresa. Outra coisa importante é acompanhar as demandas do mercado e manter-se atualizado. Viajo todos os anos para ver as tendências e faço questão de ir às feiras do setor. Inclusive, tenho orgulho de dizer, fui o primeiro a incentivar o Tarso Jordão a montar uma feira especializada. Veja o quanto cresceu, tornou-se uma feira de nível internacional, que recebe visitantes de todos os continentes”.

Essa visão ampla de mercado, aliada à condução séria e competente dos negócios, garantiu à Presentes Mickey um crescimento contínuo e uma estabilidade que poucos conseguem manter em 50 anos de atividades comerciais. “Temos artigos de alta qualidade com bons preços, reforçando a tese de que bons produtos não precisam ser caros”, salienta. “Vendemos para várias partes do País e do exterior. A confiança é tanta que muitos compram por telefone, e o movimento pela internet cresce dia a dia. Procuramos fazer o melhor, para que o cliente fique satisfeito e retorne. Não há melhor propaganda do que a boca a boca. E os clientes são nosso maior patrimônio. Tenho uma clientela que já está na terceira geração: atendi os avós, depois os filhos e agora os netos que estão casando”.