Os encantos da maturidade

Conversando com mamãe inspira mesmo a um papo reflexivo com alguém que chegou à maturidade em plena sabedoria. De preferência, como convida a carismática protagonista, regado a chá de lima – “bom para acalmar os nervos”.

Dirigido pelo cineasta argentino Santiago Oves, o filme mostra que a vida pode ser mais prazerosa quando se consegue enxergar os valores essenciais. Aos 82 anos, a personagem interpretada pela uruguaia China Zorrilla lança mão de sua experiência para iluminar as idéias do filho Jaime (Eduardo Blanco), 30 anos mais jovem, que enfrenta uma crise financeira e, principalmente, existencial.

“Protótipo de cidadão”, como se define, Jaime levava uma vida confortável até perder o emprego. A partir daí, começam os problemas. Para sanar a falta de dinheiro é pressionado pela esposa e pela sogra a vender o apartamento onde mora sua mãe. Ela, por sua vez, não tem a menor intenção de se mudar e ainda avisa que resolveu acolher, em seu aconchegante lar, o novo namorado: um senhor desempregado, autêntico e idealista, que se autodenomina um ‘anarco-aposentado’.

Como se não bastasse esse apuro, o desalentado Jaime se dá conta da mediocridade de sua existência, feita de ilusões e aparências, e do vazio de seu casamento, à beira de um colapso. Em busca de soluções e fascinado pela força positiva da mãe, passa a visitá-la diariamente e, através de diálogos recheados de memórias afetivas e pílulas de sabedoria, começa a perceber o que é realmente importante na vida.

Na linha de outras produções argentinas, como Lugares comuns e Clube da lua, a crise econômica e social do país se mescla à trajetória dos personagens de maneira sutil e bem-humorada. Ressalta-se também o enfoque humano, nas atuações cativantes dos veteranos China Zorrilla e Ulises Dumont, que espelham os atrativos da velhice, e de Eduardo Blanco, que se deixa render pela sabedoria da maturidade.

Conversando com mamãe encanta pela abordagem sensível e pelo clima otimista em torno dos chamados “problemas sérios”. Mostra que sempre é possível levar a vida com mais leveza e alegria – seja em que idade for.