São Paulo: um mosaico fascinante

Apesar de complexa, São Paulo é fácil de se entender se vista de cima. Da janela do avião, posição estratégica para quem pretende desembarcar em uma das maiores cidades do mundo, pode-se ter uma idéia do gigantismo desta metrópole: um oceano de luzes e arranha-céus, uma verdadeira selva de pedra – mas também de vida. A julgar pela quantidade de pessoas que vivem na capital paulista (cerca de 20 milhões, segundo o Censo de 2007), faz sentido que São Paulo reserve um turbilhão de surpresas a seus turistas. Bastam algumas horas para se concluir que esta é, sem dúvida, uma das mais férteis porções de terra brasileira. Uma vez aqui, pense não só em negócios, mas em história, cultura, gastronomia, luxo, badalação... Bem-vindo a um paraíso de pequenas e grandes descobertas!

Seguindo os paulistanos, que fazem fama por sempre ter pressa, vamos logo aos fatos. Prever que São Paulo é um oásis de compras é dizer o óbvio. São mais de 190 shopping centers no total — alguns dedicados a grifes internacionais, como o Iguatemi, outros a artigos para a casa, como o Shopping D&D. Há também centros de compras a céu aberto, que reúnem lojas para públicos diversos. Exemplos? Noivas encontram tudo o que precisam para seus vestidos na Rua São Caetano e arredores; adoradores da alta costura vão à Daslu, suntuosa multimarca que vende de Banana Republic a Fendi, Gucci e Prada, ou à Oscar Freire e ruas vizinhas do bairro dos Jardins; decoradores, designers e arquitetos, à Alameda Gabriel Monteiro da Silva; enquanto roqueiros e metaleiros batem ponto na Galeria do Rock, no centro da cidade.

Gente de todos os lugares

Uma curiosidade de São Paulo, aliás, é a rica combinação de etnias e culturas que forma sua gente. Rapidamente se nota que esta é uma capital multifacetada, que acolhe muitos povos, todos em busca de oportunidades. A melhor amostra disso é o bairro japonês da Liberdade. Lá, a atração são as lamparinas típicas que adornam as ruas, o comércio repleto de artigos do Japão, os restaurantes de legítima culinária oriental e, claro, a grande concentração de olhinhos puxados. Aos sábados e domingos, a feira livre da Liberdade convida a um minucioso passeio. Outro bairro étnico paulistano é o Bixiga, reduto de italianos e suas deliciosas cantinas. Todo mês de agosto ocorre por estas bandas a Festa de Nossa Senhora de Achiropita (que em 2007 chegou à sua 81ª edição), em que se pode testemunhar a força da influência italiana na cultura e na gastronomia.

Bem comer, bem estar

Pois para comer bem e provar especialidades dos quatro cantos do planeta, não há melhor lugar do que São Paulo. Calcula-se que a cidade possui mais de 12 mil restaurantes! Comece pelos clássicos da cozinha brasileira. A tradicional feijoada pode ser encontrada todos os dias da semana (e não só às quartas e aos sábados, dias eleitos para o prato) no Bolinha, onde a iguaria é preparada no fogão a lenha. Já para degustá-la junto com a famosa cachaça de Minas Gerais ou cerveja gelada, uma boa pedida é o Consulado Mineiro, estrategicamente localizado na Praça Benedito Calixto, onde há uma feira de antiguidades aos sábados. As mais suculentas carnes do nosso churrasco? O endereço certo é o Baby Beef Rubayat, onde os carros-chefes são a picanha e, como o nome sugere, o baby beef. Se quiser ver e provar um pouco de todas as influências brasileiras em receitas inventivas, a pedida é o Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano.

Cozinheiros consagrados não faltam à capital paulista. Estão entre os destaques Alex Atala – com seu DOM, em que peixes, massas e sobremesas roubam a cena –; Carla Pernambuco, à frente da cozinha criativa do Cartola; Massimo Ferrari, no comando do requintado Massimo; Jun Sakamoto, cujo restaurante japonês, que tem seu nome, é um hit da cidade e exige reserva antecipada; e o italianíssimo chef Salvatore Loi, do Fasano, sinônimo de gastronomia e também hospedagem de primeira linha (já que a família Fasano possui um hotel cinco-estrelas). Outros bons locais de comida italiana são o animado Famiglia Mancini, sempre aberto até a madrugada, e o requintado Dolce Villa, que mantém um ambiente de charme e ar europeu. Em tempo, paella espanhola e frutos do mar têm morada certa: Don Curro, diversas vezes premiado na categoria.

Se a idéia é imitar o jeito paulistano de comer e viver, vale a visita a points badalados como o Spot, que tem ótimos drinques, entradas e massas, o Ritz, do mesmo proprietário, ou o Skie, restaurante comandado pelo chef Emmanuel Basoleil e que está localizado no topo do Hotel Unique, um marco de design arrojado assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake. Dentro e fora, o Unique esbanja modernidade. O Sofitel é outro hotel que guarda um ótimo restaurante, o P. Verger (homenagem ao fotógrafo francês Pierre Verger), sob a batuta do chef Patrick Ferry.

Quando o assunto é hotelaria, São Paulo tem exemplares impecáveis e de estilos variados. O Emiliano é conhecido por sua atmosfera exclusiva – os funcionários conhecem os hóspedes pelo nome. No Renaissance, toda a mobília foi projetada sob medida e o bar é freqüentado por amantes de charuto e uísque. O Hilton costuma hospedar executivos que optam por apartamentos amplos e modernos, com mesa de trabalho e Internet rápida. No Grand Hyatt, também não há como errar: o conforto e a modernidade seguem os critérios da rede, referência mundial de alto padrão em serviços.

Um bocado de história e cultura

Reserve o quanto puder do seu tempo para conhecer o lado histórico de São Paulo, e anote os pontos obrigatórios do Centro: a belíssima e recém-reformada Catedral Metropolitana, na Praça da Sé, marco zero da cidade; a Basílica de São Pedro — parte integrante do Mosteiro de São Bento, fundado em 1598 e onde a missa das 10 horas de domingo é entoada por canto gregoriano —; o Teatro Municipal, imponente edifício projetado por Ramos de Azevedo e inaugurado em 1911; e o Pátio do Colégio, conjunto arquitetônico erguido no local onde a cidade nasceu, em 1554, e que abriga a Capela da Anchieta e o Museu do Padre Anchieta. Perto dali, o Centro Cultural Banco do Brasil, edifício em estilo neoclássico, impressiona pelos detalhes. Tem salas de exposição, teatro, cinema, sala de vídeo e auditório, e programação convidativa.

Também na região central, a Estação Julio Prestes, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado são igualmente imperdíveis. A Estação Julio Prestes ostenta uma moderníssima sala de concertos, com excelente acústica. Tente assistir a um concerto e você não se arrependerá! A Pinacoteca possui um acervo de mais de 5 mil obras, e que inclui arte brasileira dos séculos XIX e XX, representada por artistas como Victor Brecheret, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral. Entre os estrangeiros que tem sua obra ali exposta, Auguste Rodin, Camille Claudel e Aristide Maillol. Mais novo museu de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa é uma grata surpresa para seus visitantes. Seus espaços interativos são um ponto de encontro com a língua, a literatura e a história. Para que o giro histórico-cultural fique mais completo, vá ao Museu do Ipiranga, justamente o mais antigo museu da capital. Construído em 1890 como um monumento à Independência do Brasil, expõe esculturas, quadros, louças, jóias, móveis, armas, automóveis e documentam que recontam a história da sociedade brasileira nos séculos XIX e XX. Sua biblioteca tem 60 mil títulos e seus jardins foram inspirados no Palácio de Versailles, na França.

Para encerrar com chave de ouro a rota de arte, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), exibe jóias de Velázquez, Cézanne, Rafael, Botticelli, Portinari, Van Gogh, Renoir e Goya. Observe que na frente do Masp está o Parque Trianon, uma agradável porção verde em meio ao concreto. A localização de ambos não poderia ser mais oportuna: a Avenida Paulista, cartão-postal da cidade e ainda hoje o principal centro financeiro do País. O bom por ali é caminhar tranqüilamente, para apreciar seus prédios superaltos, e parar nas inúmeras lojas, livrarias, cinemas, cafés... Aproveite para botar em prática a pechincha, hábito comum no Brasil. Seu sucesso depende da combinação entre simpatia e cortesia!

Adiante no passeio a pé, pode-se descer algumas ruas em direção aos Jardins, bairro nobre paulistano, onde se localiza a já citada Rua Oscar Freire, símbolo de consumo de luxo. Nestes arredores encontram-se três cafés diferenciados: Santo Grão, com cafés de todo o Brasil, 100% arábica; Suplicy, que prepara a bebida do modo italiano; e Havanna Café, famosa marca argentina de alfajores. Se você é fã da rede norte-americana Starbucks – que se orgulha de ter os melhores cafés do mundo –, a primeira loja de rua da companhia inaugurada no País está próxima, na Rua Amauri. Dá para gastar um pouco das gordurinhas acumuladas na viagem no Parque do Ibirapuera, outra fotografia comum de São Paulo, destino cultuado nos fins de semana pelos paulistanos que curtem praticar exercícios e relaxar em contato com a natureza.

Cidade que não dorme

Quando a noite cair – e se ainda tiver pique! –, estique para os bares e botecos que fazem a alegria dos boêmios. O fato é que as opções noturnas para comer e se divertir são igualmente vastas. Lembre-se: São Paulo não pára. Os despojados devem se dirigir à Vila Madalena – há bares simpáticos como Filial, Genial, Genésio, São Cristóvão (cujas paredes são um culto ao futebol), e a lista continua. O bairro tem fartura de opções, com uma série de estabelecimentos, um colado ao outro. Já o público mais alternativo marca presença na Rua Bela Cintra e adjacências. Neste pedaço, procure por Exquisito, Geni e Drosóphila, este último de decoração kitsch. O bairro do Itaim é reduto de gente bem-vestida que se encontra para beber e dançar no Clube Hotel (onde o forte são as quintas), no Café de la Musique, no Bellini e na Disco.

O gás não acabou? Ótimo, rume para algum clube noturno e dance até o sol raiar. O D-Edge tem o projeto futurista de iluminação criado pelo designer Muti Randolph e embala com música eletrônica de qualidade. O Royal é a escolha dos jet-setters; a Pacha, da galera mais jovem. Um programa raiz é conferir os shows de MPB do Bar Brahma. Outra vez, uma localização privilegiada: o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, imortalizado pelo importante músico brasileiro Caetano Veloso em Sampa. Assim você fica sabendo que Sampa é a forma carinhosa como todos os brasileiros se referem à cidade e, de quebra, entende o que Caetano quis dizer ao cantar: "Alguma coisa acontece no meu coração / só quando cruzo a Ipiranga com a Avenida São João...".

GUIA DOS LOCAIS CITADOS

 Onde comer

Baby Beef Rubaiyat Av. Brig. Faria Lima, 2954, Itaim Bibi – tel. 3078-9488

Bolinha Av. Cidade Jardim, 53, Jd. Paulistano – tel. 3061-2010

Brasil a Gosto Rua Prof. Azevedo do Amaral, 70, Jardins – tel. 3086-3565

Carlota Rua Sergipe, 753, Higienópolis – tel. 3661-8670

Consulado Mineiro Pça. Benedito Calixto, 74, Pinheiros – tel. 3064-3882

Dolce Villa Rua Pedroso Alvarenga, 554, Itaim Bibi – tel. 3167-0007

DOM Rua Barão de Capanema, 549, Jardim Paulista – tel. 3088-0761

Don Curro Rua Alves Guimarães, 230, Pinheiros – tel. 3062-4712

Famiglia Mancini Rua Avanhandava, 81, Centro – tel. 3256-4320

Fasano Rua Haddock Lobo, 1644, Jardim Paulista – tel. 3062-4000

Forneria San Paolo Rua Amauri, 319, Itaim Bibi – tel. 3078-0099

Jun Sakamoto Rua Lisboa, 55, Pinheiros – tel. 3088-6019

Massimo Al. Santos, 1826, Cerqueira César – tel. 3284-0311

Ritz Al. Franca, 1088, Cerqueira César – tel. 3088-6808

Spot Al. Ministro Rocha Azevedo, 72, Cerqueira César – tel. 3284-6131

 

Onde ficar

Unique Av. Brig. Luís Antônio, 4700, tel. 3055-4700

Sofitel Av. Sena Madureira, 1355, bl. 1, tel. 5574-1100

Hilton Av. Nações Unidas, 12901, tel. 0800-118229

Hyatt Avenida das Nações Unidas, 13301, tel. 6838-1234

Renaissance Al. Santos, 2233, tel. 0800-7031512

Emiliano R. Oscar Freire, 384, tel. 3068-4390

 

Onde ir

Catedral Metropolitana Pça. da Sé, tel. 3107-6832

Centro Cultural Banco do Brasil R. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651

Basílica de São Pedro Lg. de São Bento, tel. 3328-8799

Pátio do Colégio Pátio do Colégio, 2, tel. 3105-6899

Pinacoteca do Estado Pça. da Luz, tel. 3324-1000

Estação Julio Prestes Pça. Julio Prestes, s/n, tel. 3337-5414

Museu da Língua Portuguesa Pça. da Luz, 2, tel. 3326-0775

Museu do Ipiranga Parque da Independência, s/n, tel. 6165-8026

Museu de Arte de São Paulo Av. Paulista, 1578, tel. 3253-6483

Teatro Municipal Pça. Ramos de Azevedo, tel. 3223-3022

 

 Onde comprar

Iguatemi Av. Brig. Faria Lima, 2232

Shopping D&D Av. das Nações Unidas, 12555

Daslu Av. Chedid Jafet, 131

Morumbi Shopping Av. Roque Petroni Jr., 1089

Market Place Av. Dr. Chucri Zaidan, 902

Décor Center Av. Miguel Stéfano, 1911

 

Onde beber e dançar

Genial R. Girassol, 374, tel. 3812-7442

Genésio Rua Fidalga, 265, tel. 3812-6252

Filial R. Fidalga, 254, tel. 3813-9226

Exquisito R. Bela Cintra, 532, tel. 3151-4530

Bar Geni R. Bela Cintra, 539, tel. 3129-9638

Drosophyla Rua Pedro Taques, 80, tel. 3120-5535

Disco R. Prof. Atílio Innocenti, 160, tel. 3078-0404

Café de la Musique Av. Juscelino Kubitschek, 1400, tel. 3079-5588

Bellini R. Lopes Neto, 155, tel. 3071-0953

Clube Hotel R. Mario Ferraz, 590, tel. 3571-1191

D-Edge Al. Olga, 170, tel. 3666-9022

Royal R. da Consolação, 222, tel. 3129-9804

Pacha R. Mergenthaler, 829, tel. 2189-3700

  

Onde fazer uma pausa

Havanna Café R. Bela Cintra, 1829, tel. 3082-5722

Suplicy Cafés Especiais Al. Lorena, 1430, tel. 3061-0195

Santo Grão R. Oscar Freire, 413, tel. 3082-9969

Starbucks R. Amauri, 286, tel. 3079-2900

  

Sites interessantes

www.prefeitura.sp.gov.br

www.spturis.com.br

www.cidadedesaopaulo.com

www.fiquemaisumdia.com.br

www.saopaulominhacidade.com.br

 

Dicas para o viajante

Transporte: prefira sempre usar táxi para as distâncias mais longas. E saia com a máxima antecedência para os compromissos, pois o trânsito é caótico.

Clima: as temperaturas costumam chegar a 8° C no inverno e podem subir a 30° C no verão. Mas num mesmo dia é possível pegar calor de dia e frio à noite – tenha sempre consigo uma peça coringa!

DDD: 11